Cantigas, rodas cantadas, podem ser consideradas atividades permanentes em nossa rotina na Educação Infantil. Esta atividade está fortemente relacionada a aquisição e ampliação de vocabulário.
E não adianta falar que cantar e contar histórias, ou conversar é a mesma coisa. São lados diferentes do cérebro que são estimulados!
Voltando às rodas...Um belo dia após cantar a música "A linda rosa juvenil", uma das meninas me pergunta: " O que é ao rededor?"
BUM! Esta pergunta foi crucial neste dia! Uma das músicas preferidas das crianças, que eles cantam todos os dias e eles não compreendiam o que era AO REDOR!
Expliquei então que Ao Redor é em volta do castelo - expliquei que a música é uma história e quando a linda rosa ficou dormindo no castelo ninguém cortou o mato em volta do castelo... E por isso o mato crescia ao redor!
Desde então todas as vezes que cantamos "A linda rosa juvenil", alguém me pergunta: O que é ao redor?
O mais legal foi ver as crianças começando a aplicar esta expressão em frases do cotidiano. Outro dia escutei: "tem que ficar ao redor do brinquedo"... Achei o máximo!
E não pensem que parou por ai! Quando cantamos pombinha branca, eles perguntam: " O que é seu porcalhão?"
Agora toda música tem uma palavra que eles querem saber! É até engraçado!
Linda rosa juvenil: Mato/ redor
Pombinha branca: porcalhão
Capim dourado: Capim
Seu tenente: Palito
A roda cantada teve que ter o número de músicas diminuido para poder responder a todas as perguntas!
Continuo esperando por mais perguntas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário