domingo, outubro 17

O que é ao rededor?


Cantigas, rodas cantadas, podem ser consideradas atividades permanentes em nossa rotina na Educação Infantil. Esta atividade está fortemente relacionada a aquisição e ampliação de vocabulário.

E não adianta falar que cantar e contar histórias, ou conversar é a mesma coisa. São lados diferentes do cérebro que são estimulados!

Voltando às rodas...Um belo dia após cantar a música "A linda rosa juvenil", uma das meninas me pergunta: " O que é ao rededor?"

BUM! Esta pergunta foi crucial neste dia! Uma das músicas preferidas das crianças, que eles cantam todos os dias e eles não compreendiam o que era AO REDOR!

Expliquei então que Ao Redor é em volta do castelo - expliquei que a música é uma história e quando a linda rosa ficou dormindo no castelo ninguém cortou o mato em volta do castelo... E por isso o mato crescia ao redor!

Desde então todas as vezes que cantamos "A linda rosa juvenil", alguém me pergunta:  O que é ao redor?

O mais legal foi ver as crianças começando a aplicar esta expressão em frases do cotidiano. Outro dia escutei: "tem que ficar ao redor do brinquedo"... Achei o máximo!

E não pensem que parou por ai! Quando cantamos pombinha branca, eles perguntam: " O que é seu porcalhão?"

 Agora toda música tem uma palavra que eles querem saber! É até engraçado!

Linda rosa juvenil: Mato/ redor

Pombinha branca: porcalhão

Capim dourado: Capim

Seu tenente: Palito

A roda cantada teve que ter o número de músicas diminuido para poder responder a todas as perguntas!

Continuo esperando por mais perguntas!

Nenhum comentário:

A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos