JOGOS NA SALA DE AULA: BRINCADEIRA COM APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA.
É evidente que os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na
SIGNIFICATIVA.
É evidente que os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na
vida da criança, independente do tempo, costumes e do grupo social a que
fazem parte. É também na infância que as brincadeiras estão mais latentes e é
por meio delas que as crianças satisfazem grande parte de seus desejos e
interesses particulares, bem como, aprendem que viver em sociedade, exigese
conviver e respeitar determinadas regras.
Para Fronberg (1987), o jogo infantil representa a realidade e as atitudes
humanas; possibilitando a ação no mundo (mesmo que de forma imaginária),
favorecendo o estabelecimento de relações e processos de significações. Para
ele, os jogos infantis agrupam motivos e interesses da própria criança, tendo
caráter voluntário; está sujeito às regras, sejam elas explícitas ou implícitas; e
tem alto grau de espontaneidade na ação.
Especificamente, os jogos educativos provocam o desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático, a expressão oral e escrita, incentivo dos
conhecimentos científicos para compreender os fenômenos naturais,
crescendo a capacidade de aprender a aprender, dar ênfase ao aprendizado
num ambiente afetivo e acolhedor.
O professor não deve tornar o jogo algo obrigatório. Deve buscar sempre
jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença
aquele que descobrir as melhores estratégias, estabelecer regras que possam
ser modificadas no decorrer do jogo, trabalhar a frustração pela derrota na
criança, no sentido de minimizá-la, e analisar as jogadas durante e depois da
prática.
Fonte:sites da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário