Atividade Permanente
Conteúdo
Comunicação Oral
Objetivos
- Compartilhar experiências.
- Desenvolver a habilidade de falar, perguntar, responder, expor idéias, dúvidas, descobertas e inquietações.
Conteúdo
Oralidade.
Ano
Creche e pré-escola.¿
Tempo estimado
Diariamente. A duração varia de acordo com a idade e a experiência do grupo com a atividade.
Organização da sala
Em roda.
Desenvolvimento
- Tenha sempre um livro em mãos ou uma brincadeira planejada para servirem de temas, caso os assuntos não surjam espontaneamente.
- Deixe claro que todos farão um trabalho coletivo e informe os comportamentos esperados.
- Seja qual for o assunto, coloque-se como um interlocutor interessado.
- Permaneça atento às colocações e atribua sentidos e significados a elas.
- Apóie a fala dos menores com questões e intervenções organizadoras do discurso, ajudando no resgate de memória, nas descrições e nos relatos.
- Não tente determinar a ordem em que cada um vai falar. Todos devem ter liberdade para participar em diversos momentos, desde que não sobreponham a fala à do outro.
- As perguntas não devem ser respondidas em coro, pois nesse caso a autonomia e a habilidade de interagir são prejudicadas. Planeje as questões para evitar essa situação.
- Jamais antecipe as respostas para não perder a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do pensamento infantil.
Avaliação
A comunicação se dá de muitas formas ¿ gestos, ações, movimentos, sons e palavras. Muitas vezes, uma única palavra sintetiza um fato ou pensamento. Observe o percurso e as necessidades específicas de cada um e planeje novas atividades e boas intervenções. Estimule a participação dos mais tímidos valorizando os saberes e habilidades deles.
Maria Virgínia Gastaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário