terça-feira, junho 29

Atividades diversas.

Livrinho Inverno

Durante a semana passada trabalhei com o tema Inverno.
Fizemos um boneco de neve,isto é usamos algodão para revestir duas bolas de jornais,uma maior e outra menor,depois aplicamos olhinhos,nariz,boca,cachecol...Caracterizamos o boneco.Cada aluno deu um nome para o seu,foi um projeto simples mas o mais importante foi a aprendizagem das crçs.
                                     Estive tentando,tentando e não é que saiu este livrinho?
Não é uma obra prima mas por ser o primeiro até que tá bonzinho...kkkkkkkk
Mas como sempre não consegui postar as páginas na ordem correta.Acredito que exista uma incompatibilidade entre meus clicks e as minhas intenções...




















terça-feira, junho 15

Criança que cursa educação infantil tem desempenho escolar melhor


As crianças que passam pela educação infantil apresentam desempenho melhor ao longo da vida escolar. Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela que a diferença nas notas dos estudantes que tiveram escolaridade prévia ao ensino fundamental na Provinha Brasil – exame criado pelo MEC para conferir a capacidade de leitura dos alunos após a primeira série do ensino fundamental – chega a 10%.


O estudo Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa verificou a qualidade das creches e pré-escolas de seis capitais brasileiras (Belém, Fortaleza, Campo Grande, Rio de Janeiro, Teresina e Florianópolis) e o impacto que a freqüência a essa fase do ensino causa na trajetória escolar de uma criança.

A primeira conclusão do estudo é que as escolas da educação infantil não vão bem. A maioria não obteve desempenho considerado adequado pelos especialistas que realizaram a pesquisa. Em uma escala de zero a dez, esses colégios ficaram com nota 3,4, mas houve diferenças entre os desempenhos das escolas.

Nas creches, 70,9% dessas diferenças são explicadas por critérios como infra-estrutura, número de atividades desenvolvidas com os alunos, acesso a transporte escolar, salários dos diretores idade dos professores e a localização da escola em locais onde a população era mais escolarizada.

Com base nessas informações, os pesquisadores da Fundação Carlos Chagas iniciaram diferentes comparações entre os dados dos alunos e as notas obtidas por eles na Provinha Brasil. Apenas três cidades participaram dessa parte do estudo, pois eram as únicas que possuíam as notas individualizadas dos estudantes para basear as comparações.

Os pesquisadores enviaram mais de 4 mil questionários às famílias dos estudantes que participaram da Provinha Brasil em 2008. Cruzaram as informações sobre as escolas de origem dos estudantes cujas famílias responderam os formulários e cujas creches ou escolas haviam sido avaliadas também pela pesquisa. Um grupo de 150 crianças que não haviam passado pela educação infantil também foi avaliado. Ao final, 762 alunos foram usados na amostra.

Desse total, quase metade (46%) fazia parte dos que conseguiram atingir níveis de leitura e escrita considerados bons para a segunda série do ensino fundamental. A conclusão é que, entre os melhores, 10% tinham cursado educação infantil. “Não temos dúvida de que essa fase faz diferença na formação das pessoas. Por isso, o maior desafio do Brasil é oferecê-la com qualidade”, destaca Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC.

Além disso, influenciaram as notas dos estudantes: ter a idade ideal para a série, não ter sido reprovado, estudar em uma boa escola de ensino fundamental e que esteja em um bairro de comunidade escolarizada, fazer parte de uma família em que a renda é superior a dois salários mínimos e na qual a mãe completou o ensino médio, pelo menos. “É interessante e provocador perceber que os estudantes que não reprovaram tiveram médias melhores. Esse é um debate que precisamos levantar. Será que reprovar uma criança de seis anos vai ajudá-la a aprender? Os dados mostram que não”, afirma.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/crianca+que+cursa+educacao+infantil+tem+desempenho+escolar+melhor/n1237666117412.html

Bichinhos presentes!

Olha como são lindinhos...












                                                                           Fonte:imagens retiradas da internet.        

Jogo do Picolé

Este é um jogo de correspondência.

Usei apenas uma forma simples de picolé, que dupliquei e os cortei nas cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul, roxo .Pode ser em papéis ou em eva. Ao colar deixe o fundo e o meio dos picolés descolados para que os palitos de sorvete possam deslizar dentro e fora do sorvete.

.
Escrevi o nome das cores nos palitos de sorvete. Você pode escrever as palavras nos 4 lados diferentes do palitos de sorvete.


Para jogar o jogo, você dá as crianças o picolé com os palitos separados dos topos do picolé. Então, eles deverão corresponder à palavra no palito de sorvete, com a cor do topo dos picolés.

Você pode fazer isso por vários níveis de crianças.

Meus níveis de jogo eram mais fáceis. As crçs deverão jogar olhando para a cor. Eu escrevi as palavras na cor que correspondia. Mesmo que as crianças menores ainda não sabem ler, o que ajudá-los a começar a reconhecer letras e palavras.

O segundo nível foi a palavras escritas em preto, assim não há indícios de que cor é (exceto a própria palavra)


No terceiro nível cada criança deve escrever um sabor de sorvete e depois encontrar  a cor correspondente a este sabor.
Armazenei todas estas peças como conjuntos em pequenos saquinhos.

Então, minha pergunta é qual sabor de picolé é o seu favorito?O meu é o de banana. O resto eu posso viver sem.;)

segunda-feira, junho 14

Vamos colorir?

Este ano meus alunos são do 1°Estágio e procuro oferecer a eles desenhos grandes,sem muitos detalhes, para pintura .Aqui um exemplo:













Fonte:internet

Futebol dos Bichos






Jogo de futebol entre os bichos?

E por que não?

Pois era isso mesmo que ia acontecer na floresta!

Estava tudo mais ou menos organizado para o inicio do jogo, quando veio de lá a tartaruga, bem devagarzinho reclamando:

—Eu também tenho o direito de entrar nesse jogo. Sou um bicho como outro qualquer. Se o futebol é de bichos, é para mim também!

Tanto a tartaruga reclamou que tiveram de colocá-la em um dos times.

E que times!

Um dos goleiros era o elefante e não sobrava quase nenhum espaço para marcar gol.

O outro goleiro era o leão... e faltava coragem para chutar contra ele.

Além disso, sempre que o leão agarrava uma bola, tinha de arranjar outra, porque o couro ficava em tiras.

Tinha até acontecido um treino em que ele comeu uma bola inteirinha!

E o jeito tinha sido arranjar outra bola...

De um lado, o zagueiro central era a girafa e não passava bola alta por ali.

Ele cabeceava todas!

Já o zagueiro do time do leão era a foca. Tinha sempre uma boa amizade com a bola, pois já tinha sido artista de circo, vejam só!

O avestruz era o centroavante do time do elefante, e em pouco tempo o avestruz que tem muito equilíbrio enquanto corre com suas pernas muito fortes e feloz para correr, entrava pela área do campo de futebol adentro!

Do outro lado tinha o coelho e não havia quem conseguisse alcançá-lo na corrida!

Problema era o ponta-esquerda: do time do leão, tinha o macaco rápido, rápido e driblador como ele só.

Mas, infelizmente, no time do elefante o ponta-esquerda era a tartaruga...

Logo que o jogo começou, a raposa chutou uma bola para a frente, dando um passe em profundidade para a Tartaruga.

E ela tratou de correr...

Só que, quando já estava no final do segundo tempo e a partida estava empatada com dois gols para cada lado, marcados pela raposa e pelo avestruz para o time do elefante e pelo coelho e pela zebra para o time do leão, a tartaruga ainda estava chegando...

Foi aí que a bola veio alta para a área do time do leão.

A zebra com suas patas trazeiras jogou a bola caiu perto da tartaruga...

O coelho, querendo mandar logo o perigo para a frente, correu e chutou.

Só que ele não viu direto e deu um tremendo chute na pobre da tartaruga!

Coitada! Ela era igualzinha a uma bola de couro!

O juiz Armandinho corujão apitou pênalti na hora!

Priiiii! Pênalti! Não pode chutar o adversário dentro da área!

E foi assim, com um pênalti arranjado pela tartaruga, que o time do elefante foi campeão do grande torneio da floresta!

E nesse jogo de futebol sobrou o cachorro que ficou no time de reserva, basta saber qual dos times ele estava torcendo!


Texto adaptado
Rodnei Badra


Recebi este texto do

quarta-feira, junho 9

Dicas


Em minhas pesquisas pela net encontrei este modelo de telefone,que achei o máximo,pena que já trabalhei com os meios de comunicação,pois este cairia bem...


Mas este jogo das pulguinhas irei fazer com certeza,estou a procura do molde de um gatinho. 


Que graça estes dedoches!

Faz um tempinho fiz uns dedoches de cinco porquinhos para cantar a música da Xuxa dos Porquinhos junto com meus alunos e olha eles amaram.

Letra


Esse porquinho saiu


Esse porquinho dormiu

Esse porquinho foi nadar

Esse porquinho foi brincar

Esse porquinho buá buá: Só quis chorar

Não posto aqui, pois não tenho máquina fotográfica,ainda,mas o molde que usei encontrei aqui na net mesmo.Fiz somente a carinha dos porquinhos.

sexta-feira, junho 4

De papel à ...

Atravéz do blog Mamenez Manualidades fiz o downloading desta revista chamada Papel BabyKlip I Karton,com muitos modelos de cartões e aqui deixo três sugestões que podem ser feitas com eva.,usar como matriz para construção de material didático,lembrancinha de festa...Aí cada um encontra uma forma diferente de usar e abusar!




















A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos