Mostrando postagens com marcador música. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador música. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, novembro 26

A Tartaruguinha

Final de ano e muitos professores ficam loucos em encontrar uma apresentação para fazer com seus aluninhos.Durante muitos anos passei por isso e dou graças que este ano não preciso me preocupar!
Não pensem que não gosto,mas que é cansativo,isto é!
E em minha escola não é diferente.Na htpc a professora da etapa 2 pediu sugestões e uma que agradou foi fazer uma apresentação usando a música da Tartaruguinha, que,como já é conhecida pelos alunos facilita na aprendizagem dos passos.
Meus aluninhos,etapa 1,ficavam alvoroçados ao ouvir a música quando a outra turma estava ensaiando.O que fiz,uni o útil ao agradável!Deixei Papai Noel de lado e viva A Tartaruguinha!
Conversamos sobre as tartarugas,sua alimentação.seu corpinho,nascimento e risco de extinção.
Encontrei este livrinho e estamos confeccionando.Também iremos fazer uma lembrancinha da Tartaruguinha  e como modelo usarei a que encontrei no Sapinho Colorido.
Fora que já sabem dançar igual aos aluninhos da etapa 2!

Letra 

Ouvi contar uma história, uma história engraçadinha.

Da tartaruguinha, da tartaruguinha.

Houve uma festa lá no céu, mas o céu era distante.

E a tartaruguinha viajou na orelha do elefante.

Quando a festa terminou, a bicharada se mandou.

Quem viu a tartaruguinha, quem viu?

Lá do céu, ela caiu. São Pedro, o céu varreu.

E da pobrezinha se esqueceu.

Ela disse: - Eu me quebrei toda. Ai, meu corpinho está de fora.

Como é que vou fazer? Pai do céu? Como vou viver agora?

Pai do céu, juntou os caquinhos e colou!

Mais bonita ela ficou!


Livrinho
















Lembrancinha




domingo, outubro 17

O que é ao rededor?


Cantigas, rodas cantadas, podem ser consideradas atividades permanentes em nossa rotina na Educação Infantil. Esta atividade está fortemente relacionada a aquisição e ampliação de vocabulário.

E não adianta falar que cantar e contar histórias, ou conversar é a mesma coisa. São lados diferentes do cérebro que são estimulados!

Voltando às rodas...Um belo dia após cantar a música "A linda rosa juvenil", uma das meninas me pergunta: " O que é ao rededor?"

BUM! Esta pergunta foi crucial neste dia! Uma das músicas preferidas das crianças, que eles cantam todos os dias e eles não compreendiam o que era AO REDOR!

Expliquei então que Ao Redor é em volta do castelo - expliquei que a música é uma história e quando a linda rosa ficou dormindo no castelo ninguém cortou o mato em volta do castelo... E por isso o mato crescia ao redor!

Desde então todas as vezes que cantamos "A linda rosa juvenil", alguém me pergunta:  O que é ao redor?

O mais legal foi ver as crianças começando a aplicar esta expressão em frases do cotidiano. Outro dia escutei: "tem que ficar ao redor do brinquedo"... Achei o máximo!

E não pensem que parou por ai! Quando cantamos pombinha branca, eles perguntam: " O que é seu porcalhão?"

 Agora toda música tem uma palavra que eles querem saber! É até engraçado!

Linda rosa juvenil: Mato/ redor

Pombinha branca: porcalhão

Capim dourado: Capim

Seu tenente: Palito

A roda cantada teve que ter o número de músicas diminuido para poder responder a todas as perguntas!

Continuo esperando por mais perguntas!

A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos