Páginas

terça-feira, agosto 24

Vamos jogar?

JOGOS NA SALA DE AULA: BRINCADEIRA COM APRENDIZAGEM

SIGNIFICATIVA.
 
É evidente que os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na

vida da criança, independente do tempo, costumes e do grupo social a que

fazem parte. É também na infância que as brincadeiras estão mais latentes e é

por meio delas que as crianças satisfazem grande parte de seus desejos e

interesses particulares, bem como, aprendem que viver em sociedade, exigese

conviver e respeitar determinadas regras.

Para Fronberg (1987), o jogo infantil representa a realidade e as atitudes

humanas; possibilitando a ação no mundo (mesmo que de forma imaginária),

favorecendo o estabelecimento de relações e processos de significações. Para

ele, os jogos infantis agrupam motivos e interesses da própria criança, tendo

caráter voluntário; está sujeito às regras, sejam elas explícitas ou implícitas; e

tem alto grau de espontaneidade na ação.

Especificamente, os jogos educativos provocam o desenvolvimento do

raciocínio lógico-matemático, a expressão oral e escrita, incentivo dos

conhecimentos científicos para compreender os fenômenos naturais,

crescendo a capacidade de aprender a aprender, dar ênfase ao aprendizado

num ambiente afetivo e acolhedor.

O professor não deve tornar o jogo algo obrigatório. Deve buscar sempre

jogos em que o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença

aquele que descobrir as melhores estratégias, estabelecer regras que possam

ser modificadas no decorrer do jogo, trabalhar a frustração pela derrota na

criança, no sentido de minimizá-la, e analisar as jogadas durante e depois da

prática.




Fonte:sites da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem?Lembre-s seu comentário serve de motivação e fonte de aprimoramento.
Deixe seu nome e e-mail .
Obrigada.
Fofuchinho's-Prof.Monica Ramalho