segunda-feira, março 28

Coelhinho da Páscoa...

Projeto: Páscoa.
Duração: "de acordo com suas especificidades"


Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.

Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária.



Objetivo geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.



Objetivos específicos:

· Conhecer o significado de “Páscoa”;

· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;

· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;

· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;

· Promover e estimular a linguagem oral;

· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;

· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;

· Relacionar os números com a quantidade.



Conteúdos:

Data comemorativa: Páscoa;

Afetividade e solidariedade;

· Motricidade fina e ampla;

· Expressão corporal;

· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;

· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;

· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;

· Seriação;

· Historinhas;

Criatividade e dramatização.

Música e ritmo.



Metodologia:

Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;

Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;

Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.

Confecções de máscaras, cestinha, dedoches;

Confecção de um mural sobre a Páscoa;

· Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;

· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;

· História em seqüência;

· Quebra cabeça do coelho;

Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”,

Jogos com figuras e da memória;

· Atividades de rua: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop... Hop... Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;

· Pintura facial;

· A procura do ninho.



Culminância:
 pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.

Avaliação:
 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.






















Um comentário:

VRPC Artesanato II disse...

Oi!!!!
Aquele cartaz é para avaliar o comportamento. Coração verde- Mbom
amarelo bom
vermelho preciso melhorar. Eles são colados com velcro e cada criança tem um de cada cor, funciona muito!

Bjusss

A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos