segunda-feira, abril 12

Vamos conhecer os índios?



Ano passado realizamos muitas atividades com o tema Índios,aqui posto algumas delas:
Como sondagem no primeiro dia de atividades sobre o Dia do Índio obtivemos as impressões iniciais das crianças sobre a cultura indígena .
Realizamos jogos onde utilizamos elementos relacionados ao índio, conforme o levantamento feito na conversa inicial.
Exemplo: jogos de locomoção e perseguição.




                                                                         
                                                                         Para colorir:

 


Criando com as próprias mãozinhas:


Desenvolvemos também:

Roda de conversa:
Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?
Aqui fizemos uma maquete com ocas,um rio,animais,índios.


                                               


Culinária e Lanche Coletivo
  Mostrar uma mandioca para as crianças e perguntar se sabem o que é e se já comeram. Explicar que se trata de um alimento típico do índios e contar a Lenda da Mandioca. Veja aqui outra versão, mais adequada para crianças. Em seguida preparar um delicioso e saudável prato feito com mandioca! Não esqueça de deixar os ingrediaentes prontos para o manuzeio das crianças, de prender o cabelo das meninas e lavar as mãos antes e depois.

Sugestão:

 
Bolinhos de mandioca de forno:

INGREDIENTES:
750 g de mandioca cozida, sem as fibras
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal a gosto
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO:

Amassar a mandioca como para purê, misturar todos osingredientes, exceto o queijo parmesão.Em uma assadeira untada, polvilharmetade do queijo ralado.Pingar a massa com uma colher de sopa e polvilharnovamente o queijo ralado sobre os bolinhos.Levar para assar em forno médio,pré - aquecido.Se precisar virar os bolinhos para assar do outro lado.O tempo varia de acordo com o forno

Sabe a música dos Indiozinhos,primeiro fiz os fantoches dos 10 indiozinhos,da canoa e do jacaré.Usei uma caixa forrada para fazer o rio p/ cantar,dramatizar a música,contar os indiozinhos,etc.
Depois fiz a ilustração da musica, que não é esta que postei,e as crianças amaram.
Pena que na época não tinha criado o blog e também não registrei as atividades pois poderia postá-las aqui,mas achei estas e servem para ilustrar.





Usando os mesmos indiozinhos trabalhei a história a seguir.Fiz também os fantoches doas verduras e dos legumes.Adorei trabalhar...




 
Fonte:Pesquisas na net.

Nenhum comentário:

A,B.C,D...

Poderá gostar também:

Related Posts with Thumbnails

Leia com atenção!


Algumas atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços! Professora Monica Ramalho

Filhos

Filhos