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quinta-feira, maio 19

Brincar



Faz três meses que estou participando do Projeto Brincar,oferecido pela Fundação Volkswagem em parceria com o CENPEC-
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária- e secretarias
municipais de educação.
 Deste projeto participam 14 municípios ,G14,todos do interior de SP,sendo Arealva o município formador.
Através do Brincar conheci a poeta e arte-educadora Selma Maria que é quem ministra os encontros,as oficinas.Ela é um amor de pessoa,inteligente,criativa...
Para quem não sabe ela já publicou 2 livros:

 Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos

e

Isso Isso



Serão 12 encontros,onde poderei conhecer as outras participantes,já que a turma é formada por 43 profissionais.
Estou adorando as atividades,o brincar,isto é o novo olhar...

Abaixo mais informações sobre o Projeto.




Brincar

O brinquedo e a brincadeira na infância
As crianças brincam. Para apreender o mundo e seus significados e para adaptar sua realidade a seus desejos mais profundos. A brincadeira, de roda, de regra, simbólica, individual ou em grupo, é vital para um desenvolvimento sadio e completo. Com a criança indo cada vez mais cedo para a escola, o espaço da brincadeira desloca-se para lá. O projeto Brincar foi desenvolvido para os profissionais que trabalham com essas crianças.

O que é?
O projeto Brincar é uma proposta de formação de educadores para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. O repertório de brincadeiras, o faz de conta, os valores que emergem e são construídos no brincar, a interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço do brincar, a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade, são conteúdos da formação.


Quais os objetivos?
- Formar educadores para o aprimoramento de suas práticas em relação à brincadeira infantil, compreendendo a importância do brincar para o pleno desenvolvimento da criança;

- Ampliar o repertório de brincadeiras com referências da cultura popular;

- Promover a reflexão sobre o tempo e o espaço destinados ao brincar;

- Conhecer e valorizar a cultura local;

- Articular os espaços educacionais públicos aos demais espaços da comunidade, ampliando e criando melhores condições de brincadeiras para o público infantil desse território.


Para quem?
Profissionais de educação e técnicos dos órgãos municipais de educação, agentes
sociais e voluntários que trabalham com crianças.

KKKKKKK...

Quase Morri de Rir!

As imagens falam por si,


mas eu não resisto em comentar:

é ou não é um verdadeiro conto de fadas?



A fonte eu não sei, mas essas imagens estão correndo mundo...

terça-feira, maio 10

Livrinhos:Festa Junina e Grãozinho de Milho

Em minha escola já estamos pensando em como iremos trabalhar a Festa Junina,as atividades,músicas,decorações,etc.
Temos como objetivo valorizar o homem da roça,sem caricaturas,resgatar as brincadeiras,os alimentos e principalmente oferecer recursos para manter vivas as tradições brasileiras.
No ano passado, enfocamos as músicas,as brincadeiras de roda.

Estes livrinhos abaixo,tenho arquivados em meu pc já a algum tempo,recebi dos grupos em que participava... Estou a procura de novidades! 
























quarta-feira, maio 4